Sistema Gestor de Conferencias CIAEM, XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática

Por defecto: 
O conteúdo de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental: alguns apontamentos a partir dos documentos oficiais brasileiros
Patrícia Perlin, Laura Pippi Fraga, Simone Pozebon, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Construir: UVM
Sala: G001
Fecha: 2015-05-04 06:00 PM – 06:20 PM
Última modificación: 2015-04-13

Resumen


No presente artigo trazemos um recorte de uma pesquisa sobre formação de professores no movimento de organização do ensino de frações. Tem como objetivo discutir sobre o ensino de frações, objetivando a organização do ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  Para isto nos pautamos nos documentos oficiais brasileiros, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 2007) e a Matriz de Referência para a Prova Brasil (BRASIL, 2011) e observando o que esses trazem sobre o ensino deste conteúdo. Estes documentos foram levados em consideração uma vez que eles regem grande parte das tomadas de decisão sobre o currículo da escola e ações dos professores no Brasil, bem como a organização do seu ensino, influenciando de forma bastante significativa na formação inicial e continuada dos professores que ensinam matemática. Também discutimos sobre a organização lógico-histórica do conhecimento enquanto um elemento importante na organização do ensino de matemática.

Palabras clave


Educação Matemática; Formação de professores que ensinam matemática; Organização do ensino; Ensino de frações, Ensino dos números racionais; Documentos oficiais brasileiros.