Sistema Gestor de Conferencias CIAEM, XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática

Por defecto: 
Educação continuada do professor de Matemática: constituição de um núcleo de investigações sobre a prática
Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Construir: UVM
Sala: G102
Fecha: 2015-05-05 04:00 PM – 04:20 PM
Última modificación: 2015-04-14

Resumen


Este artigo se reporta a um projeto de formação continuada e pesquisa cujo objetivo é desenvolver e analisar o processo de construção de um núcleo investigativo com e sobre o trabalho docente do professor de Matemática, com vistas à reconstrução da prática pedagógica. A metodologia da pesquisa foi a qualitativa de caráter co-generativo, segundo Greenwood e Levin. Os sujeitos foram sete professoras de um dos grupos de estudos sobre a prática docente, ligado ao núcleo investigativo. A coleta de dados foi feita por questionário, observação, gravações dos encontros, e depoimentos, recolha de materiais diversos produzidos. A análise dos dados foi interpretativa e apontou que o caminho do grupo se compôs por fases distintas ocorridas em função das atividades nas quais as integrantes estiveram envolvidas. Foram quatro fases: Início de convívio, Consolidação, Manutenção e Integração. Concluímos que essas fases do grupo apresentaram características propícias ao desenvolvimento profissional das professoras participantes.

Palavras chave: Educação Continuada, Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Ensino Médio, Programa Observatório da Educação.


Palabras clave


Educação Continuada, Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Ensino Médio, Programa Observatório da Educação.

Texto completo: PDF