Sistema Gestor de Conferencias CIAEM, XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática

Por defecto: 
A formação inicial de professores de matemática e o design de problemas com as Tecnologias Digitais
Fabiane Fischer Figueiredo, Rodrigo Dalla Vecchia

Última modificación: 2015-04-06

Resumen


As Tecnologias Digitais (TD) estão provocando mudanças na forma de viver e aprender na atualidade, em que “[...] comportamentos, práticas, informações e saberes se alteram com extrema velocidade” (KENSKI, 2006, p. 27). Essas alterações também trazem possibilidades de mudanças nas formas de ensinar e aprender na Educação (KENSKI, 2006), uma vez que podem dinamizar os processos de acesso, compreensão e produção de conhecimento (ARRUDA, 2009).

Os avanços tecnológicos e as constantes mudanças na sociedade e na Educação vêm influenciando a formação de professores, podendo inclusive possibilitar processos formativos que estabeleçam uma maior relação entre a teoria e a prática (MIZUKAMI, 2008). A utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de matemática pode contribuir para que os licenciandos possam “[...] aprender a explorá-las de forma crítica e inteligente na sua formação, refletindo sobre o uso dos mesmos” (RICHIT; MALTEMPI, 2005, p. 6).

Nessa perspectiva, destacamos o design de problemas que, ao ser realizado por parte de licenciando, pode constituir-se como um meio para reflexões que possibilitem a construção de conhecimento e que “[...] que o permitam melhor prepará-los para a docência na Educação Básica” (FIGUEIREDO; ROSA, 2013, p. 4). O design pode contribuir para que o enunciado de um problema seja produzido para abrir possibilidades para a busca, a descrição e a definção de outros problemas, que são partes constituintes do processo de resolução (VALENTE; CANHETTE, 1993). Por isso, acreditamos que o design de problemas pode proporcionar “[...] ao licenciando em Matemática a oportunidade de re(construir) conceitos matemáticos, ao mesmo tempo que potencializa a produção de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos” (FIGUEIREDO; ROSA, 2013, p. 8).

Dessa forma, nos propomos a realizar uma pesquisa, em nível de doutorado, com o objetivo de investigar quais horizontes educacionais se abrem à formação inicial de professores de matemática, quando licenciandos se envolvem no design de problemas com as Tecnologias Digitais. No intuito de atingir esse objetivo, pretendemos ofertar um Curso de Extensão Semipresencial em 2015/01, pela ULBRA-RS, para licenciandos de Cursos de Matemática que, no seu processo formativo e educacional, irão realizar atividades que possibilitem espaços para reflexões sobre problemas e, contudo, se envolverão no design problemas.

Palavras-chave: design de problemas, formação inicial de professores, matemática.

 


Texto completo: PDF